quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

...SIGAM-ME OS BONS!...

No título faço uso de uma frase do personagem, o Super Herói “Chapolin Colorado”, criação do Gênio Roberto Bolãnos Gomes (1929 – 2014), que nos deixou nesta sexta (28/11). Os mais críticos vão dizer que o Chespirito já não estava produzindo seus textos, suas piadas, que estava velho. Só que isto não é verdade sua obra é eterna, principalmente por ter um conteúdo de inocência singular, mas que também deixou as frases de duplo sentido, para que do humor fosse feita a crítica ao mundo que vivemos. O título e as frases dele inseridas neste texto, representam uma homenagem, aquele que arrancou tantos sorrisos meus e de minha avó Dorita, com quem eu assisti a muitos episódios. 

Na verdade a razão de minha escolha, tem o viés da crítica, é que já há algum tempo, digo que precisamos de uma “NEOPREVENÇÂO”, é necessário que sejam colocados esforços para reinventar a área de SST, que nos tragam novos paradigmas e que eles sejam introduzidos e que realmente possamos demonstrar que estamos aprendendo com os acidentes, com os nossos acertos, com os nossos erros e com o sucesso pontual das boas práticas. E para tanto precisamos juntar as pessoas para que isso passe a ser visível, e que os resultados atinjam os objetivos que queremos, o de fazer com que a segurança, saúde e meio ambiente sejam itens básicos, praticados por todos os atores, sejam eles, trabalhadores, membros da comunidade, governo, profissionais de SST, sindicalistas, empresários,... 

Recentemente a Previdência Social publicou os dados dos acidentes de 2013, como sempre eles precisam ser interpretados, conferidos e carecem de uma leitura atenta, porque por mais que se imagine que exista subnotificação, eles estão aí e são a versão oficial do governo, para uma área que está longe de estar dominada. Ideias e ilações não faltam, há muitas pessoas criativas que conseguem dar vida à algumas ações, algumas até muito boas, mas ainda há uma preguiça coletiva em querer fazer sempre o mesmo. É que eles “se aproveitam da nossa nobreza” (SE APROVEITAM DA MINHA NOBREZA – Chapolin Colorado). 

Dos dados publicados nossa prioridade será o Capítulo 31, que trata de Acidentes do Trabalho, a leitura do que aconteceu está caracterizada nas tabelas 1 e 2, deste Blog. 


Tabela 1: Acidentes do Trabalho segundo o Setor de Atividade Econômica 

(Fonte: Estatísticas - Previdência Social)

Segundo os dados da Tabela 1, verifica-se o seguinte:

a) O número de acidentes do trabalho em 2013, estão acima dos de 2012 em 0,55%. 

b) O número de acidentes do trabalho com CAT registrada em 2013, estão acima dos 

de 2012 em 2,35%. 

c) O número de doenças do trabalho com CAT registrada em 2013, estão abaixo dos 

de 2012 em 10,90%. 

d) O número de acidentes de trajeto com CAT registrada em 2013, estão acima dos 

de 2012 em 8,30%. 

e) O número de acidentes do trabalho sem CAT registrada em 2013, estão abaixo dos 

de 2012 em 5,62%. 


Dos dados apresentados identifica-se que o número de doenças do trabalho, precisa ser reavaliado, pois a queda entre os anos é considerável. Além disto, providências precisam ser tomadas para identificar o que está ocorrendo com os Acidentes de Trajeto, o aumento é significativo. A Previdência Social deve “suspeitar de todos esses dados e investiga-los” (SUSPEITEI DESDE O PRINCÍPIO! – Chapolin Colorado). 


Tabela 1: Quantidade de Acidentes do Trabalho liquidados por consequência 

(Fonte: Estatísticas - Previdência Social)


Segundo os dados da Tabela 2, verifica-se o seguinte:

a) O número de acidentes do trabalho liquidados em 2013, estão acima dos de 2012 

em 0,40%. 

b) O número de acidentes do trabalho liquidados por Incapacidade Temporária com 

menos de 15 dias em 2013, estão acima dos de 2012 em 7,00%. 

c) O número de acidentes do trabalho liquidados por óbitos em 2013, estão acima 

dos de 2012 em 1,00%. 

Dos dados apresentados pode-se identificar que a média de trabalhadores por dia que não retornam ao trabalho, ou porque ficaram incapacitados ou porque foram à óbitos (incapacidade permanente + óbito/365) é de: 53 em 2011, 54 em 2012 e 48 em 2013, assim houve uma queda de 2012 para 2013 de 11%. Na realidade “nunca descuide da prevenção/mitigação do acidente e da doença, afinal ela pode voltar” (NUNCA ABUSE DE UM HOMEM CAÍDO, AFINAL, ELE PODE SE LEVANTAR... – Chapolin Colorado). 

Todos anos quando a Previdência Social divulga as estatísticas de acidentes do trabalho, entre outubro e novembro, para pegar os “liquidados” e não só os “registrados”, que esperamos (desejamos) quedas significativas nesses números, mas não é o que acontece. Nossa esperança tem muito a ver com a maturidade em SST, que as empresas já deveriam ter assimilado ao longo de todos esses anos. 

Há caminhos e estratégias para se mudar esse estado de coisas, precisa vontade política, querer fazer, acelerar as ações do PLANSAT, e aproveitar os ares de mudança do novo governo e do Ministro do Trabalho e Emprego. HOPKINS (2002) diz que: “... a cultura é essencialmente um fenômeno nível individual. A segunda é que a cultura é feita de atitudes ou valores...”. Assim é necessário um esforço individual e coletivo e uma revisão das nossas atitudes e valores, para que possamos decidir o rumo que vamos tomar. Qualquer inércia é improdutiva então SIGAM-ME OS BONS! (Chapolin Colorado) 

Traduza este texto para sua realidade e faça comentários eu gostaria de recebê-los.

Abraços,

ARmando Campos


Referência:

http://www.previdencia.gov.br/estatisticas/

HOPKINS, Andrews. Safety Culture, Mindfulness and Safe Behaviour: Converging ideas?. Dezembro, 2002.

Nenhum comentário: