segunda-feira, 10 de novembro de 2014

...É PRECISO CONHECER PARA MELHOR PROSSEGUIR...

No título faço uso de uma frase da música “O que foi feito Deverá”, do mestre Miltom Nascimento e do inspirado poeta Fernando Brant. No trecho da música escolhido, diz assim: “...o que foi feito amigo, de tudo que a gente sonhou. O que foi feito da vida, o que foi feito do amor. Quisera encontrar, aquele verso menino, que escrevi há tantos anos atrás. Falo assim sem saudade, falo assim por saber, se muito vale o já feito, mais vale o que será. E o que foi feito é preciso conhecer, para melhor prosseguir..”. 

Ela sintetiza bem o tema que iremos abordar nesse Blog, que está baseado em um método de “Avaliação de Risco” denominado “OIRA”, que é uma ferramenta que está disponível de forma gratuita e que é preciso conhecê-la para ter como mais uma opção, para tornar atividades/tarefas mais seguras .


Figura 1: Site da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho

No Brasil o método “OIRA” não está difundido, somente agora em eventos promovidos pelo Governo, como o Seminário “Gestão de Segurança no Trabalho e Ferramentas de Apreciação de Riscos de Máquinas e Equipamentos”, realizado na FUNDACENTRO, no dia 30/10/2014, que teve como foco a NR 12. Onde a ferramenta “OIRA” foi apresentada para várias atividades, mas que tem algumas restrições para o uso em Máquinas e Equipamentos, principalmente, pela sua simplicidade, mas que pode ser usada com sucesso em outras atividades. 

“A avaliação de riscos constitui o primeiro passo indispensável na prevenção dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais. O OiRA - Instrumento interativo de avaliação de riscos em linha - torna esse processo mais simples. Fornece os recursos e o saber-fazer necessários para que as micro e as pequenas organizações possam avaliar elas próprias os seus riscos. Disponíveis gratuitamente na Web, as ferramentas OiRA são facilmente acessíveis e simples de utilizar. O OiRA proporciona uma solução passo a passo para o processo de avaliação de riscos, começando pela identificação dos riscos no local de trabalho, orientando posteriormente o utilizador ao longo de todo o processo de implementação das ações preventivas e terminando com a monitorização e comunicação desses mesmos riscos” (Fonte: EU – OSHA). 

“O OiRA foi criado com vista a proporcionar ferramentas de fácil utilização que sirvam de orientação às micro e pequenas organizações ao longo do processo de avaliação de riscos. O software OiRA, desenvolvido pela EU-OSHA em 2009, e em utilização desde 2010, baseia-se numa ferramenta neerlandesa de avaliação de riscos conhecida por RI&E, cujo êxito e grande utilidade ficaram demonstrados. Pretende-se que o OiRA siga o exemplo nacional neerlandês e seja igualmente um êxito a nível europeu” (Fonte: EU - OSHA). 

“A avaliação de riscos constitui a base de qualquer abordagem à gestão da saúde e da segurança, sendo essencial para a criação de um local de trabalho saudável. A estratégia comunitária para a saúde e a segurança no trabalho 2007-2012, reconhecendo a importância da avaliação de riscos, exortou ao desenvolvimento de ferramentas simples com vista a facilitar o processo de avaliação de riscos. O OiRA foi criado exatamente com esse objetivo. Ao facilitar a avaliação de riscos, o OiRA visa aumentar o número de micro e pequenas empresas que avaliam os seus riscos, bem como melhorar a qualidade dessas mesmas avaliações. As ferramentas permitem às empresas darem início (ou melhorarem) o seu processo de avaliação de riscos. Desta forma, as ferramentas OiRA podem ajudar as empresas a tornarem-se mais competitivas, por exemplo, reduzindo os custos decorrentes das doenças profissionais e os riscos de acidentes, bem como a melhorarem as condições gerais de trabalho e o desempenho organizacional” (Fonte: EU - OSHA). 

“Atualmente, muitas organizações estão familiarizadas com o processo de avaliação de riscos, aplicado em centenas de milhares de locais de trabalho em toda a Europa a fim de prevenir os riscos. Contudo, para algumas empresas, sobretudo as micro e as pequenas organizações, a avaliação de riscos pode constituir um processo complicado. O OiRA pode simplificar este processo, fornecendo às organizações os recursos de que necessitam para superar o desafio. Ao utilizarem as ferramentas OiRA, as organizações estarão igualmente a beneficiar dos seguintes aspetos: 

§ A utilização das ferramentas OiRA é totalmente gratuita 

§ As ferramentas estão disponíveis em linha 

§ Existe uma aplicação móvel 

§ As ferramentas estão orientadas para o setor 

§ As ferramentas são adaptáveis, até certo ponto, às condições específicas da empresa 

§ As ferramentas permitem o desenvolvimento de um plano de ação e a seleção, a partir de uma lista, de medidas propostas” (Fonte: EU - OSHA). 


“O processo OiRA tem cinco fases. 

1. Preparação: O OiRA permite, até certo ponto, que as empresas adaptem as Avaliações de Riscos às suas próprias características específicas através da resposta a algumas perguntas simples. 

2. Identificação: Esta fase implica a análise dos aspetos do local de trabalho que podem provocar danos, bem como a identificação das pessoas potencialmente expostas a esses riscos. 

3. Avaliação: Esta fase consiste em definir prioridades no que respeita aos riscos entretanto identificados. Esta definição de prioridades ajudará, posteriormente, a decidir que medidas devem ser implementadas em primeiro lugar. 

4. Plano de ação: A ferramenta ajudará, então, a estabelecer um plano de ação e a decidir como eliminar ou controlar os riscos. 

5. Relatório: Por fim, é gerado um relatório que pode ser impresso e/ou descarregado, documentando, assim, os resultados do processo de avaliação de riscos” (Fonte: EU - OSHA). 


“Para acessar ao OiRA, basta um endereço de correio eletrônico válido para se registar. Todos os indivíduos ou organizações podem selecionar, entre as ferramentas OiRA disponíveis, a que melhor se adequa ao seu país, setor e empresa” (Fonte: EU - OSHA). Veja o exemplo abaixo, que está no http://www.oiraproject.eu/ e visite as ferramentas (onde está a seta):


A proposta deste Blog é de mostrar que existem alternativas, que podem ser experimentadas, e utilizadas. Isto faz com que a gente saia da mesmice e passe a repensar, criando novas ilações e paradigmas. Afinal o que importa é que o conhecimento seja nossa conquista, para melhor prosseguirmos.

Traduza este texto para sua realidade e faça comentários eu gostaria de recebê-los.

Abraços, 

ARmando Campos

Referência:
https://osha.europa.eu/pt/topics/oira/

Nenhum comentário: