quarta-feira, 30 de outubro de 2013

PREFIRO TER TODA A VIDA, A VIDA COMO INIMIGA, A TER NA MORTE DA VIDA, MINHA SORTE DECIDIDA

O título deste Blog vem da música “Viramundo”, cantada pelo mestre Gilberto Gil, e os autores são: Capinam e o próprio Gilberto Gil, a letra diz assim: Sou viramundo virado, nas rondas da maravilha, cortando a faca e facão, os desatinos da vida, gritando para assustar, a coragem da inimiga, pulando pra não ser preso, pelas cadeias da intriga, prefiro ter toda a vida, a vida como inimiga, a ter na morte da vida, minha sorte decidida. Sou viramundo virado, pelo mundo do sertão, mas inda viro este mundo, em festa, trabalho e pão. Virado será o mundo, e viramundo verão. O virador deste mundo, astuto, mau e ladrão, ser virado pelo mundo, que virou com certidão, ainda viro este mundo, em festa, trabalho e pão”.

 O ano de 2013 tem sido um ano com muitos eventos indesejados, eles estão acontecendo em qualquer lugar do Brasil. Vou destacar quatro deles, o maior o da Boate Kiss, o incêndio em São Francisco do Sul, o do depósito de açúcar no Porto de Santos/SP e o da Arena Pantanal, ocorrido em 25/10. 

A questão é saber como estão sendo investigados estes acidentes, o que está se concluindo como causa?. Uma vez que por trás deste processo temos inúmeras variáveis, desde a formação individual dos investigadores, a independência dos investigadores, o critério de formação da equipe de investigações, as metodologias utilizadas, o tempo de preservação destes locais, os interesses políticos, as influências externas que podem existir, a pressão popular, as reportagens da mídia (escrita, eletrônica, ...), as lições que podemos aprender com eles, dentre tantas outras. 

Na verdade, no Brasil não há uma Instituição com dedicação exclusiva para isto, quem poderia fazer isto seriam os Auditores Fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego, inclusive com eles podendo convidar especialistas de outras Instituições do Governo, mas eles estão em número mínimo, e inclusive muitos deles (os novos) sem formação na área de Medicina do Trabalho e de Engenharia de Segurança do Trabalho. 

Os quatro eventos citados, estão no Quadro I.


Quadro I: Exemplos de Acidentes ocorridos no Brasil (Fonte: G1, O Dia, Diário Catarinense, Yahoo, Gazeta Esportiva)

Nos Estados Unidos existe o CSB – Chemical Safety Board, que é uma agência federal independente encarregada de investigar acidentes químicos industriais. Com sede em Washington , DC, membros da diretoria da agência são nomeados pelo presidente e confirmados pelo Senado. O CSB realiza causa raiz investigações de acidentes químicos em instalações industriais fixas. As Causas detectadas são geralmente as deficiências nos sistemas de gestão de segurança. Outras causas de acidentes geralmente envolvem falhas de equipamentos , erros humanos , reações químicas imprevistas ou outros perigos. A agência não tem o poder de emitir multas, mas faz recomendações para as plantas industriais, para as agências reguladoras, como a Occupational Safety and Health Administration (OSHA) e a Agência de Proteção Ambiental (EPA), organizações da indústria , e  Congresso projetou o CSB para ser não- regulamentador e independente de outros órgãos para que as investigações possam , eventualmente, rever a eficácia da regulamentação e cumprimento da regulamentação. 

A equipe de investigação CSB inclui engenheiros químicos e mecânicos , especialistas em segurança industrial, e outros especialistas com experiência nos setores público e privado. Muitos investigadores têm anos de experiência na indústria química. Depois que uma equipe CSB atinge o local do incidente químico , os pesquisadores começam o seu trabalho através da realização de entrevistas detalhadas de testemunhas , como funcionários da planta , gerentes e vizinhos. Amostras químicas e equipamentos obtidos a partir de locais de acidentes são enviados para laboratórios independentes de testes. Os registros da empresa de segurança, inventários e procedimentos operacionais são examinados pelos investigadores, que buscam uma compreensão das circunstâncias do acidente (Fonte: www.csb.gov). 

No Quadro II pode-se verificar a independência do CSB ao concluir seus Relatórios de Acidentes, quando eles concluem que houve fatalidade, eles usam o termo “Fatalities”, quando eles verificam negligências, e um ou mais trabalhadores morreram, eles não usam o termo “death”, e sim “Killed” (assassinado).


Quadro II: Exemplos de Relatórios do CSB (Fonte: www.csb.gov)

Não é preciso dizer que o Brasil precisa de uma Agência Federal independente para investigar acidentes, sejam eles ampliados ou não, mas não com seus membros indicados pelo Presidente da República e aprovados pelo Senado, mas sim por concurso público, com vagas específicas para: engenheiros de segurança, civil, químico, mecânico, ....; médicos do trabalho, biólogos, físicos, fonoaudiólogos, psicólogos, dentre outras profissões. Devendo ser mantido o foco no lado “técnico”, sem as mazelas das ações políticas. Poderíamos inclusive ampliar isto e não deixar só para acidentes químicos, mas para acidentes de qualquer ramo de atividade, inclusive os ligados a Indústria da Construção. O que falta é vontade política, esperamos que o próximo Presidente da República tome isto como ação de governo, para que enfim possamos monitorar se nossa legislação precisa de ajustes e se à eficácia na segurança e saúde do trabalhador brasileiro.

Para encerrar nosso Blog, mas mantendo a essência do que foi colocado no parágrafo anterior, consideramos que diante dos fatos, precisamos desta Agência, com toda independência possível, estamos firmes, vivos e com voz, pois preferimos “ter toda a vida, a vida como inimiga, a ter na morte da vida, nossa sorte decidida”.

Traduza este texto para sua realidade e faça comentários eu gostaria de recebê-los.

Referências: www.csb.gov

Abraços,

ARmando Campos

Nenhum comentário: