segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O QUE VOCÊ QUER SABER DE VERDADE

Na linda voz da Marisa Monte, os versos da música “O Que Você Quer Saber de Verdade”, soam como um alerta, dizem assim, “Vai sem direção, vai ser livre. A tristeza não, não resiste, solte seus cabelos ao vento não olhe pra trás. Ouça o barulhinho que o tempo no seu peito faz, faça sua dor dançar, atenção para escutar esse movimento que trás paz, cada folha que cair, cada nuvem que passar. Ouve a terra respirar pelas portas e janelas das casas, atenção para escutar o que você quer saber de verdade”.

Pensando nisto, eu acabo trazendo pro mundo da SST – Segurança e Saúde no Trabalho, e me pergunto, o que quero saber de verdade. Algo me veio, quando li a notícia que no dia 23/04/13 a Organização Internacional do Trabalho (OIT), alertou que as doenças profissionais continuam sendo as principais causas das mortes relacionadas com o trabalho.

Segundo estimativas da OIT, de um total de 2,34 milhões de acidentes mortais de trabalho a cada ano, somente 321 mil se devem a acidentes. As restantes 2,02 milhões de mortes são causadas por diversos tipos de enfermidades relacionadas com o trabalho, o que equivale a uma média diária de mais de 5.500 mortes. Trata-se de um déficit inaceitável, afirma a agência da ONU.

Estes números estão reproduzidos no Quadro I. 


 Quadro I: Números de Acidentes e Doenças no Mundo do Trabalho (Fonte: OIT)

Os dados do Quadro I são números preocupantes, uma vez que o paradigma que temos sobre acidente de trabalho é muito forte. São números que falam por si, parecem coisa de uma civilização do século passado, arraigada no discurso, nas leis, mas com poucas ações efetivas nos ambientes de trabalho.

Onde está a verdade?, nunca fomos tão midiáticos, hoje temos informações em tempo real, temos tecnologia e um ser humano assombrado com o fantasma “stress” não aquele do início da década de 1980, mas um de nova geração, um destes em que em vez de enfrentá-lo, estão na busca de um antídoto.

O dilema é você precisa sustentar sua família, e quando entra para trabalhar, ninguém lhe diz, “venha adoecer!”. Uma geração de pessoas fragilizadas, descartáveis, que negam a realidade, para poderem continuar indo ao trabalho. Seres humanos que em muitos casos não tem a quem recorrer e que por alguns dias ganham um benefício para ficarem em casa, acompanhadas de algo que ninguém quer para si, a dor.

No nosso país, bem por aqui as coisas são diferentes, nossas estatísticas comprovam isto, basta uma leitura na tabela 1, são os números oficiais da Previdência Social.


Tabela 1: Quantidade de acidentes do trabalho, por situação de registro e motivo
Fonte: Anuário estatístico da previdência social – AEPS 2011

Na tabela 1, pode-se observar que na coluna “Doença do Trabalho”, está tudo sob controle, estamos num processo de redução de quase 33%, isto é uma referência para outros países, significa que estamos praticando um “trabalho decente”.

No entanto minha intuição, minhas pesquisas, os reportes que me fazem, não batem com esta “maravilha de desempenho”. O que está acontecendo com o trabalhador brasileiro?, quais as doenças profissionais que eles tem sido acometido?. Taí, uma coisa que eu gostaria de saber de verdade. 

Traduza este texto para sua realidade e faça comentários eu gostaria de recebê-los.


Abraços 

ARmando Campos

Um comentário:

Anônimo disse...

Números preocupantes, mortes e mais mortes...

"Nada novo debaixo do céu".

Morre porque não tem dispositivo de segurança.
Morre porque o dispositivo de segurança falhou.
Então coloca dois dispositivos, se um falhar o outro pode garantir.
Ah, se morrer então não foi culpa da máquina que o homem inventou pra poder ganhar mais e mais dinheiro. Foi Deus quem quiz assim. Tá vendo, o homem não mata, Deus mata.
Sim, Deus tem o controle de tudo e eu O agradeço por estar vivo e conduzir minha vida.
Agora se um morre...é a empresa preocupada em não levar a culpa e ter que pagar o pato. É o governo preocupado com os gastos de acidentados, é a família entrando com ações pra pegar mais grana de quem quer que seja a culpa, o governo faturando mais com o FAT,...e a maioria dos coitados trabalhadores tendo que se sujeitar a tudo isso, trabalhar e ganhar apenas pro sustento e ficando preocupado ou triste com isso fica na neura e acaba se acidentando ou se mantando mesmo.
Todos cavando sua própria cova.
Deus abençõe a todos!