terça-feira, 29 de dezembro de 2015

“...VAMOS CELEBRAR A ESTUPIDEZ DO POVO, NOSSA POLÍCIA E TELEVISÃO, VAMOS CELEBRAR NOSSO GOVERNO E NOSSO ESTADO, QUE NÃO É NAÇÃO,..” (Retrospectiva 2015)

Neste Blog no título faço uso de uma frase da música “Perfeição”, da Legião Urbana, o trecho escolhido, diz:

 “Vamos celebrar a estupidez humana, a estupidez de todas as nações, o meu país e sua corja de assassinos, covardes, estupradores e ladrões. Vamos celebrar a estupidez do povo, nossa polícia e televisão, vamos celebrar nosso governo e nosso Estado, que não é nação. Celebrar a juventude sem escola, as crianças mortas, celebrar nossa desunião, vamos celebrar Eros e Thanatos, Persephone e Hades, vamos celebrar nossa tristeza. Vamos celebrar nossa vaidade. Vamos comemorar como idiotas, a cada fevereiro e feriado, todos os mortos nas estradas, os mortos por falta de hospitais, vamos celebrar nossa justiça, a ganância e a difamação. Vamos celebrar os preconceitos, o voto dos analfabetos, comemorar a água podre, e todos os impostos, queimadas, mentiras e sequestros. Nosso castelo de cartas marcadas, o trabalho escravo, nosso pequeno universo, toda hipocrisia e toda afetação, todo roubo e toda a indiferença. Vamos celebrar epidemias: e a festa da torcida campeã, vamos celebrar a fome, não ter a quem ouvir, não se ter a quem amar. Vamos alimentar o que é maldade, vamos machucar um coração, vamos celebrar nossa bandeira. Nosso passado de absurdos gloriosos, tudo o que é gratuito e feio, tudo que é normal, vamos cantar juntos o Hino Nacional (A lágrima é verdadeira). Vamos celebrar nossa saudade, e comemorar a nossa solidão, vamos festejar a inveja, a intolerância e a incompreensão, vamos celebrar a violência, e esquecer a nossa gente, que trabalhou honestamente a vida inteira, e agora não tem mais direito a nada. Vamos celebrar a aberração, de toda a nossa falta de bom senso, nosso descaso por educação, vamos celebrar o horror, de tudo isso - com festa, velório e caixão, está tudo morto e enterrado agora, já que também podemos celebrar, a estupidez de quem cantou esta canção. Venha, meu coração está com pressa, quando a esperança está dispersa, só a verdade me liberta, chega de maldade e ilusão. Venha, o amor tem sempre a porta aberta, e vem chegando a primavera - Nosso futuro recomeça: Venha, que o que vem é perfeição”.

A música da Legião Urbana trás entre outras coisas: ironias, mau uso do voto, falhas na justiça brasileira, falta de oportunidades, culminando por celebrar a estupidez de tudo isto. 

O título deste blog é uma reflexão sobre o nosso momento atual, 2015 é um ano para ser esquecido. No campo das artes perdemos Marília Pera e o Fernando Brandt (compositor). Na Política estou indignado, uma vez que é terrível ver seus amigos perdendo emprego, o país à deriva, a dívida crescendo, contas fechando no negativo e gente irresponsável, ignorante (não consegue fazer ilações da realidade) e antipatriota falando em golpe. Na área de Segurança e Saúde no Trabalho a fusão do Ministério da Previdência Social com o Ministério do Trabalho e Emprego, foi difícil de engolir, já não deu certo uma vez e não vai dar de novo. Mas, não sou eu quem falo que está tudo muito ruim, para aqueles que querem saber o que está acontecendo é só ler o “Blog do Noblat”, no Jornal o Globo do Rio de Janeiro. 

No do dia 28/12/2015 com o título de “Promessa descumprida”, consegue-se avaliar que não tem ninguém no comando, é o toma lá dá cá, são só promessas e mentiras, uma atrás da outra e o Judiciário que podia acelerar este processo de impeachment continua fazendo a “Regra do Jogo” (novela sem fim) do Executivo.



Fonte:http://noblat.oglobo.globo.com/geral/noticia/2015/12/promessa-descumprida.html

E aí os “chiquistas” (fãs daquele que tem um Irmão Alemão) poderiam falar que isto é só um lado da história, pois bem vamos ouvir o outro lado, estamos numa democracia e a fala do Presidente do PT Ruy Falcão em 28/12/2015, diz – “Entre o final e de 2015 e o início de 2016, o governo da presidenta Dilma Rousseff precisa se concentrar na construção de uma pauta econômica que devolva à população a confiança perdida após a frustração dos primeiros atos de governo..... Agora que o risco do impeachment arrefeceu, mas sem que as ameaças de direita tenham cessado, é hora de apresentar propostas capazes de retomar o crescimento econômico, de garantir o emprego, preservar a renda e os salários, controlar a inflação, investir, assegurar os direitos duramente conquistados pelo povo. 

Chega de altas de juros e de cortes em investimentos. Nas propostas da Fundação Perseu Abramo e entidades parceiras, nos projetos da nossa Bancada, da Frente Brasil Popular, da CUT, do MST, entre outras, há subsídios à vontade para serem analisados e adotados. Sabemos da competência, habilidade e capacidade de diálogo dos novos ministros Nelson Barbosa e Valdir Simão. Confiamos em que eles deem conta da tarefa, mudando com responsabilidade e ousadia a política econômica”.... (Fonte:http://www.pt.org.br/a-palavra-do-presidente-uma-nova-e-ousada-politica-economica-para-2016/).

Conclusão, até o Partido dos Trabalhadores está vivendo de esperança, de um governo que teoricamente é dele.

O ano de 2015 não foi só ruim na Política, foi também na Segurança e Saúde do Trabalho, quando a caetana veio para pessoas muito importantes para a nossa área, este ano perdemos: 



O ano de 2015 não foi só ruim na Política, foi para a Segurança e Saúde do Trabalho, mas também tivemos acidentes ampliados, dentre eles estão:



O ano de 2015 não foi só ruim na Política, foi para a Segurança e Saúde do Trabalho, tivemos acidentes ampliados, e as mudanças em SST não aconteceram, ao contrário tivemos alguns entraves, dentre eles estão:

a) Apesar de não estar em consulta pública a NR 1 que trataria de Gestão de SST não foi publicada, mais um ano de atraso; 

b) Os Anexos da NR 15 que estão sendo revisados não foram publicados, principalmente o 3 que trata de calor.

c) A pressão irresponsável de Deputados Federais e Senadores contra a NR 12, para eles deve ser bom ver pessoas mortas ou mutiladas.

d) No eSocial a pressão dos Empregadores valeu e empurraram os eventos de SST para 2017, o que é um absurdo pois todos devem cumprir a lei.

e) Os outros anexos da NR 35 não saíram.

f) A NR 18 que tinha uma revisão bem avançada, voltou a estaca zero e a proposta dos Empregadores está aquém do esperado.

g) Com as demissões de trabalhadores há uma enxurrada de ações trabalhistas, na Justiça do Trabalho.

h) Juízes dando interpretações por suas convicções pessoais, ao arrepio da Lei, vide o caso ruído, que está dando o que falar. 



Alguns vão dizer - não tem nada de positivo em 2015? E eu respondo que sim, através de:

a) O primeiro é Sobrevivemos à este ano tão difícil. 

b) Continuamos a ter e ler as Colunas do Cosmo Palasio e do Dr. Rene Mendes, duas pessoas que fazem abordagens lúdicas de olho no futuro.

c) A luta do Ministério Público do Trabalho e do SINAIT pela permanência da NR 12.

d) O Mestrado da Fundacentro tem produzido Dissertações que vão ficar como referência para muitos pesquisadores, inclusive eu.

e) A ALASEHT continuar a fomentar e manter as Jornadas Latinas Americanas de Higiene e Segurança do Trabalho, a deste ano em Buenos Aires foi imperdível.

f) O BNDES mesmo que de forma tímida dar financiamento para as empresas, para que se melhore o Parque Industrial brasileiro, com a aquisição de máquinas novas, segregando as obsoletas e inseguras. 

g) A abertura para o público do Museu do Amanhã, na Praça Mauá da cidade do Rio de Janeiro, que é um Museu de grandes novidades e que propicia uma reflexão saudável do que podemos fazer hoje no meio ambiente, para que o futuro seja um pouco melhor.


Em 2016, vamos fazer uma corrente positiva para que estas coisas mudem, não votem em quem trai e mente para o povo parem de ser bestas, que seja muito próspero, melhor, melhor, melhor que 2015, que se abra um novo horizonte e que juntos transformemos este país. Melhor seguir a Legião: “Venha, meu coração está com pressa, quando a esperança está dispersa, só a verdade me liberta, chega de maldade e ilusão. Venha, o amor tem sempre a porta aberta, e vem chegando a primavera - Nosso futuro recomeça: Venha, que o que vem é perfeição”. 

Mando um abraço à todas pessoas que são seguidores e divulgadores deste Blog, e que em 2016 estejamos juntos novamente, muito obrigado, prometo que vou voltar mais resiliente, produzindo conhecimento, seguindo minha missão, experimentando, e compartilhando minhas ideias com vocês.



Traduza este texto para sua realidade e faça comentários eu gostaria de recebê-los.

Abraços,

ARmando Campos

Nenhum comentário: