segunda-feira, 18 de abril de 2016

“...AH CORAÇÃO TEU ENGANO FOI ESPERAR POR UM BEM DE UM CORAÇÃO LEVIANO QUE NUNCA SERÁ DE NINGUÉM,”

Neste Blog no título faço uso de uma frase da música “Coração Leviano”, do gênio Paulinho da Viola, o trecho escolhido, diz: “Trama em segredo teus planos, parte sem dizer adeus, nem lembra dos meus desenganos, fere quem tudo perdeu. Ah coração leviano não sabe o que fez do meu, ah coração leviano não sabe o que fez do meu (mas trama), este pobre navegante meu coração amante. Enfrentou a tempestade, no mar da paixão e da loucura, fruto da minha aventura, em busca da felicidade. Ah coração teu engano foi esperar por um bem de um coração leviano que nunca será de ninguém”.

O Brasil é o país do realismo fantástico, que mexe com o imaginário popular, o Mestre Dias Gomes retratava isto em suas obras. É o país da contradição, de que tudo tem que ter um autor individual, onde se faz pouca coisa de forma coletiva, cada um olha sempre para seu umbigo e reage com a primeira alternativa que surgir. Vamos aos fatos para embasar este discurso.

Em pleno Século XXI estamos lutando contra o Trabalho Infantil, em 12/06/2015, que é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, o Ministério do Trabalho e Emprego divulgou o balanço dos últimos 12 meses de operações de fiscalização e resgate de crianças e adolescentes em condições de trabalho infantil. De acordo com a pasta, de maio de 2014 ao mesmo mês de 2015, o número de resgates chegou a 6.491 casos. (Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2015-06/em-um-ano-fiscais-regatam-mais-de-seis-mil-do-trabalho-infantil)

E não se assuste com esses números, veja outros números, como o exemplo da notícia abaixo:


Fonte: https://www.sinait.org.br/site/noticiaView/12642/estudo-revela-que-3-3-milhoes-de-criancas-trabalham-no-brasil

Não bastasse o Trabalho Infantil, junta-se a ele o Trabalho Escravo, que até hoje surge em qualquer lugar deste país, sem que os responsáveis sejam presos e cumpram pena. Quando são presos são logo soltos e continuam com esta prática ilegal. 

Nos primeiros seis meses de 2014, os auditores fiscais do Trabalho realizaram 57 operações que resultaram na autuação de 109 empregadores flagrados utilizando mão-de-obra ilegal, com identificação de 421 trabalhadores na condição análoga a de escravo. 

Em julho de 2014 os dados da Lista Suja dos Empregadores que usam trabalho escravo foi atualizada e apontam 609 infratores, entre pessoas físicas e jurídicas no campo e nas cidades. O estado do Pará liderava a lista, seguido por Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.

Em 28/01/2016 o Ministério do Trabalho e Previdência Social, informou que mais de mil trabalhadores foram flagrados de condições análogas à escravidão no Brasil em 2015, por meio de 140 operações realizadas pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel e por auditores fiscais do Trabalho para combater o trabalho escravo no país. De acordo com o balanço do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), divulgado nesta quarta (27/01/2016) as ações identificaram 1010 trabalhadores em condições análogas às de escravo, em 90 dos 257 estabelecimentos fiscalizados.(Fonte: http://www.protecao.com.br/noticiasdetalhe/Any4Acy4/pagina=4).

Falar que isto acontece no campo é lugar comum, veja o exemplo abaixo:


Fonte: https://www.sinait.org.br/site/noticiaView/12621/na-midiareporter-brasil-relata-casos-de-jovens-resgatados-da-escravidao

Se isto acontece em São Paulo imaginem o que acontece por aí. Em 2013 foi publicada a seguinte matéria:


Fonte: https://www.sinait.org.br/site/noticiaView/8645/construtoras-respondem-por-66--dos-maiores-flagrantes-de-trabalho-escravo-do-ano

A pergunta que faço é – de 2013 para cá alguma coisa mudou? Uns vão dizer que sim, existem as valiosas denúncias que o SINAIT – Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho vem divulgando sistematicamente ao denunciar o problema e muito disso pelo esforço individual dos Auditores Fiscais do Trabalho, mas veja lá em que condições eles mesmo trabalham, nos últimos temos tivemos várias Delegacias/Superintendências do Trabalho interditadas por risco grave e iminente, sucatearam o Ministério do Trabalho e agora com a fusão com a Previdência, que Deus tenha piedade deles. A esperança é que o próximo governo reveja esta infeliz decisão de fusão dos Ministérios e que valorize o trabalho dos Auditores Fiscais do Trabalho e aumente seus quadros. 

Mas, chega de falar só dos problemas e sofrimentos enfrentados pelas nossas crianças e trabalhadores, os primeiros são indefesos, já os trabalhadores esses buscam saídas, quando não estão sendo reconhecidos e valorizados, e contra-atacam (podia tocar aqui a música do Guerra nas Estrelas) e uma forma que eles encontraram é ir ao Dr. Google, eles ficam fazendo pesquisas sobre sintomas e num átimo surge na tela dos computadores, dos celulares um quadro da doença e os exames que devem ser realizados para se constatar ou não, se o trabalhador tem ou não aquela “doença”.

O passo seguinte é ir ao Coordenador do PCMSO, que está de forma equivocada misturando atendimento ocupacional com clínico e solicitar os exames, se ele não der, o caminho é ir para a perícia do INSS e dizer que a empresa não se interessa ou faz pouco caso dos sintomas que ele está sentindo, assim qualquer exame desses que ele procurou estiverem acusando que o resultado está alterado, pronto, caracterizou-se a exposição e o efeito.

Alguns Médicos tem reportado que tem mandado fazer os exames solicitados pelo trabalhador, mas que em sua grande maioria não tem indicado resultados alterados. O Dr. Google é gratuito e dependendo da forma de consulta podem apresentar texto bem elaborados ou textos empíricos que só servem para distorcer informações, que deveriam estar íntegras e de fácil interpretação. 

O Dr. Google está disponível 24 horas por dia, para consultas e ele tem outras dicas é só saber pesquisar. Newton já dizia em sua 3ª. Lei que estabelece o Princípio da Ação e Reação, assim os trabalhadores podem estar acuados, mas vão buscar respostas para enfrentar os problemas do dia a dia. Como diria o poeta: “ah coração teu engano foi esperar por um bem de um coração leviano que nunca será de ninguém”. 

Traduza este texto para sua realidade e faça comentários eu gostaria de recebê-los.

Abraços,

ARmando Campos