segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

“...O QUE IMPORTA É SE SENTIR BEM, O QUE IMPORTA É FAZER O BEM,..”

Neste Blog no título faço uso de uma frase da música “Pontes Indestrutíveis”, do Charles Brown Jr., o trecho escolhido, diz:

 “O que importa é se sentir bem, o que importa é fazer o bem. Eu quero ver meu povo todo evoluir também, o que importa é se sentir bem, o que importa é fazer o bem, eu quero ver meu povo todo prosperar também, o que importa é se sentir bem, o que importa é fazer o bem, eu quero ver meu povo todo evoluir também, o que importa é se sentir bem... Resgate suas forças e se sinta bem, rompendo a sombra da própria loucura, cuide de quem corre do seu lado e de quem te quer bem, essa é a coisa mais pura, difícil é entender e viver num paraíso perdido, mas não seja mais um iludido, derrotado e sem juízo. Então resgate suas forças e se sinta bem, rompendo a sombra da própria loucura, cuide de quem corre do seu lado e de quem te quer bem, essa é a coisa mais pura. O que importa é se sentir bem, o que importa é fazer o bem, eu quero ver meu povo todo evoluir também, o que importa é se sentir bem, o que importa é fazer o bem, eu quero ver meu povo todo prosperar também. O que importa é se sentir bem, o que importa é fazer o bem, eu quero ver meu povo todo evoluir também, o que importa é se sentir bem... Viver, viver e ser livre, saber dar valor para as coisas mais simples. Só o amor constrói pontes indestrutíveis.”


O título deste blog é um incentivo para operadores de caldeiras e/ou de processo, que precisam ter no que acreditar após a frequência de acidentes com acidentes, nos últimos dois anos. 


A NR 13 chamava-se “Caldeiras e Vasos de Pressão” lá em 1978, em 1994 ela passou por uma revisão substancial e veio sendo atualizada e aprimorada, em 2008 tivemos mais uma revisão, até que a Portaria MTE n.º 594, de 28 de abril de 2014 ampliou os requisitos e inclui as tubulações que não faziam partes das edições anteriores. Assim a NR 13 passou a se chamar “Caldeiras, Vasos de Pressões e tubulações” e esperava-se que novos tempos e novas mudanças de paradigmas, viessem dar suporte para que esses equipamentos se tornassem mais seguros.

No entanto acidentes e riscos grave e iminente começaram a ser gerados, a seguir vamos apresentar alguns deles:


1) OPERÁRIO MORRE EM EXPLOSÃO EM EMPRESA DE RECICLAGEM DE PNEUS

Data: 22/07/2014 / Fonte: G1

Manaus/AM - Um operário de 60 anos morreu durante explosão na caldeira de uma empresa de reciclagem de pneus no início da noite desta segunda-feira (21), em Manaus. De acordo com a Polícia Militar, pedaços de resíduos que estavam sob alta temperatura atingiram o auxiliar de produção Norberto Dias da Costa, que não resistiu aos ferimentos.

Fonte:http://www.protecao.com.br/noticias/acidentes_do_trabalho/operario_morre_em_explosao_em_empresa_de_reciclagem_de_pneus/AAjbJ9jy/6935



2) CALDEIRA DE FÁBRICA DE SABÃO EXPLODE E DEIXA FERIDOS EM AL

Data: 11/09/2014 / Fonte: G1

Arapiraca/AL - Uma caldeira de óleo, usada para fabricação de sabão, explodiu na manhã desta quinta-feira (11) no bairro das Cacimbas, em Arapiraca, município do Agreste alagoano. Segundo as primeiras informações do Corpo de Bombeiros, quatro homens ficaram feridos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi acionado e atendeu mais três pessoas.

Fonte:http://www.protecao.com.br/noticias/acidentes_do_trabalho/caldeira_de_fabrica_de_sabao_explode_e_deixa_feridos_em_al/AQyJAAjy/7165



3) DOIS OPERÁRIOS MORREM APÓS EXPLOSÃO DE CALDEIRA EM FÁBRICA

Data: 15/12/2014 / Fonte: G1

Vitória de Santo Antão/PE - Dois funcionários de uma fábrica que trabalha com material reciclado, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco, morreram após a explosão de uma caldeira nesta segunda-feira (15). De acordo com a Polícia Civil, eles foram atingidos pela tampa do equipamento e morreram no local. O acidente ocorreu na empresa Carbono Indústria Ltda., que fica às margens da BR-232, nas proximidades da localidade de Natuba, zona rural do município.

http://www.protecao.com.br/noticias/acidentes_do_trabalho/dois_operarios_morrem_apos_explosao_de_caldeira_em_fabrica/AQjjJyyA/7610



4) FERIDOS EM EXPLOSÃO DE CALDEIRA NA PB SÃO TRANSFERIDOS EM ESTADO GRAVE 

Data: 06/07/2015 / Fonte: G1/PB 

Paraíba - Três homens que ficaram feridos após a explosão de uma caldeira de uma fábrica de ração animal em Sousa, no Sertão paraibano, foram transferidos em estado grave para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa no início da noite desta segunda-feira (6). O acidente aconteceu durante a manhã e deixou duas pessoas mortas e 13 feridas, de acordo com informações do Hospital Regional de Sousa.

Fonte:http://www.protecao.com.br/noticias/acidentes_do_trabalho/feridos_em_explosao_de_caldeira_na_pb_sao_transferidos_em_estado_grave/Acy4JyyA/8310



5) ENGENHEIRO DE 51 ANOS MORRE APÓS EXPLOSÃO DE CALDEIRA NA NOBLE BRASIL

Data: 08/07/2015

DA REDAÇÃO

O engenheiro Márcio Guimarães Júnior, gerente industrial da empresa Noble Brasil, em Rondonópolis, faleceu na noite desta quarta-feira (22). Ele tinha 51 anos e foi uma das três vítimas da explosão de uma caldeira na empresa esmagadora de soja, com sede em Rondonópolis. O acidente aconteceu no último dia 8, durante manutenção de uma das caldeiras. Márcio ficou internado no Hospital Regional de Rondonópolis, em coma induzido, com cerca de 70% do corpo queimado, em estado gravíssimo. Além das queimaduras, ele teve lesão cerebral. Depois de 13 dias, ele foi transferido por uma UTI aérea para um hospital em Anápolis, em Goiás, referência no tratamento de queimaduras.

Fonte:http://www.midianews.com.br/cotidiano/engenheiro-de-51-anos-morre-apos-explosao-de-caldeira-na-noble-brasil/238018



6) CALDEIRA EXPLODE E DEIXA TRÊS TRABALHADORES FERIDOS NO OESTE DE SC

Data: 27/07/2015 / Fonte: G1

Concórdia/SC - Três funcionários de uma empresa de ração animal ficaram gravemente feridos após uma caldeira explodir, em Concórdia, no Oeste catarinense. Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não há confirmação das causas do acidente que aconteceu por volta das 12h45 desta segunda-feira (27).

Os trabalhadores, de 47, 48 e 52 anos, foram levados para o Hospital São Francisco de Assis. Segundo os bombeiros, eles apresentaram traumas faciais e no tórax, e queimaduras pelo corpo.
Fonte:http://www.protecao.com.br/noticias/acidentes_do_trabalho/caldeira_explode_e_deixa_tres_trabalhadores_feridos_no_oeste_de_sc/Acy4Acy5/8382



7) MPT INVESTIGA EXPLOSÃO QUE MATOU TRÊS PESSOAS NO INTERIOR DO CEARÁ

Data: 10/08/2015 (Acidente ocorreu 06/08/2015) / Fonte: G1

Tabuleiro do Norte/CE - O Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) instaurou, nesta segunda-feira (10), procedimento para investigar a explosão de uma caldeira em uma fábrica de doces do município de Tabuleiro do Norte, distante 209 quilômetros de Fortaleza, que matou três trabalhadores e deixou outros três feridos, um deles em estado grave.

Fonte: http://www.protecao.com.br/noticias/acidentes_do_trabalho/mpt_investiga_explosao_que_matou_tres_pessoas_no_interior_do_ceara/AcjaA5jg/8448



8) CALDEIRA TEM DE SER INTERDITADA NO HOSPITAL REGIONAL DE CEILÂNDIA

Data: 17/08/2015

Risco de explosão iminente motivou Ação Civil Pública do MPT

São 29 anos funcionando initerruptamente. E uma necessidade urgente de aposentadoria. Esta é a atual situação da única caldeira em funcionamento do Hospital Regional de Ceilândia (HRC).

O equipamento utilizado nos serviços de lavanderia, cozinha e esterilização, funciona hoje precariamente, apresentando vazamentos, tubulações obstruídas, além de superaquecimento. É o que constata relatório apresentado pela própria direção do HRC e por auditores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Mesmo sabendo do risco e com ordem do MTE – que determinou a sua interdição – o equipamento seguia em funcionamento por necessidade do hospital, segundo depoimento do responsável pela manutenção.

Fonte: http://www.prt10.mpt.gov.br/informe-se/noticias-do-mpt-df-to/467-caldeira-tem-de-ser-interditada-no-hospital-regional-de-ceilandia



9) EXPLOSÃO EM CALDEIRA DA BR DISTRIBUIDORA DEIXA DOIS MORTOS

Criado em 26/08/15 19h42 e atualizado em 26/08/15 20h00

Por Douglas Correa – Repórter da Agência Brasil Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

A explosão em uma caldeira da BR Distribuidora, no Porto de Tubarão, em Vitória (ES) matou dois trabalhadores na manhã de hoje (26/08/2015). De acordo com o Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro-ES), a explosão foi de grande impacto e os trabalhadores de uma empresa terceirizada a JB Produtos Industriais, morreram carbonizados. Segundo o sindicato, o primeiro combate ao fogo foi feito por petroleiros do terminal da Transpetro, que funciona anexo às instalações da BR Distribuidora.

Fonte:http://www.ebc.com.br/noticias/2015/08/explosao-em-caldeira-da-br-distribuidora-deixa-dois-mortos



10) MORRE 4ª VÍTIMA DA EXPLOSÃO EM FÁBRICA DA HEINEKEN

Em Sorocaba

31/01/201613h24

Nilton Cardin/Folhapress

Sindicato dos trabalhadores na alimentação fez protesto em frente à fábrica da Heineken

Morreu na noite deste sábado (30), a 4ª vítima da explosão numa caldeira da cervejaria Heineken, ocorrida na quinta-feira (28/01/2016), em Jacareí, interior de São Paulo. O trabalhador Aparecido Agostinho, de 52 anos, havia sido transferido para o hospital Albert Einstein, de São Paulo, com 90% do corpo com queimaduras, e não resistiu à gravidade dos ferimentos.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2016/01/31/morre-quarta-vitima-da-explosao-em-fabrica-da-heineken.htm


De todos os acidentes listados verificamos que eles aconteceram em todas as regiões do Brasil, do Norte ao Sul, passando pelo Centro Oeste, Nordeste e Sudeste, ou seja, eles não estão localizados em uma região específica.

Não adianta ir atrás de que os operadores são culpados, o mestre Trevor Kletz (1922 - 2013) disse certa vez: “Dizer que os acidentes são devidos, a erros ou falha humana, não é tanto falso, como inútil, pois não leva a uma ação construtiva”. Os acidentes relacionados tem diversas causas, que estão sendo ou foram apuradas, e com certeza entre elas está a falta de fiscalização, provocada pela redução do número de Auditores Fiscais do Trabalho. O que eu sei é que o Ministério do Trabalho e Previdência Social e o Ministério Público do Trabalho precisam de uma ação fiscalizatória, sistemática e periódica que de alguma forma para com esta frequência de acidentes. Além disso Empregadores e Trabalhadores precisam verificar onde estão as falhas na Gestão desses Equipamentos e unir esforços para mudar este quadro.

Usando a frase da música “eu quero ver meu povo todo evoluir também”. O que mais dizer para esses operadores de caldeiras e/ou de processo, que tem visto companheiros perderem à vida em acidentes que poderiam ter sido evitados.

A Gestão de Segurança de Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações precisa estar no dia a dia das empresas que possuem este tipo de equipamentos, se não vamos ter que criar “Caldeiras Indestrutíveis”.

Traduza este texto para sua realidade e faça comentários eu gostaria de recebê-los.

Abraços,

ARmando Campos