sábado, 7 de novembro de 2015

“...SEI O QUE DEVO DEFENDER E POR VALOR EU TENHO E TEMO O QUE AGORA SE DESFAZ...”

Neste Blog no título faço uso de uma frase da música “Metal contra as nuvens”, do gênio Renato Russo, que está no repertório da Legião Urbana, o trecho da música escolhida, diz assim: 

“Não sou escravo de ninguém, ninguém, senhor do meu domínio!. Sei o que devo defender e por valor eu tenho, e temo o que agora se desfaz. Viajamos sete léguas, por entre abismos e florestas, por Deus nunca me vi tão só, é a própria fé o que destrói, estes são dias desleais. Eu sou metal, raio, relâmpago e trovão, eu sou metal, eu sou o ouro em seu brasão, eu sou metal, sabe-me o sopro do dragão. Reconheço meu pesar, quando tudo é traição, o que venho encontrar, é a virtude em outras mãos. Minha terra é a terra que é minha, e sempre será, minha terra, tem a lua, tem estrelas, e sempre terá. Quase acreditei na tua promessa, e o que vejo é fome e destruição, perdi a minha sela e a minha espada, perdi o meu castelo e minha princesa. Quase acreditei, quase acreditei, e por honra, se existir verdade, existem os tolos e existe o ladrão, e há quem se alimente do que é roubo. Mas vou guardar o meu tesouro, caso você esteja mentindo. Olha o sopro do dragão. É a verdade o que assombra, o descaso que condena, a estupidez o que destrói, eu vejo tudo que se foi, e o que não existe mais. Tenho os sentidos já dormentes, o corpo quer, a alma entende, esta é a terra-de-ninguém, sei que devo resistir. Eu quero a espada em minhas mãos. Eu sou metal - raio, relâmpago e trovão, eu sou metal: eu sou o ouro em seu brasão, eu sou metal: me sabe o sopro do dragão. Não me entrego sem lutar, tenho ainda coração, não aprendi a me render, que caia o inimigo então. Tudo passa, tudo passará e nossa história, não estará, pelo avesso assim, sem final feliz, teremos coisas bonitas pra contar, e até lá, vamos viver, temos muito ainda por fazer, não olhe pra trás, apenas começamos, o mundo começa agora, ahh! Apenas começamos.”

O título deste blog é um alerta para que as pessoas percebam que temos que refletir melhor sobre nosso contexto, isto érecomeçar, porque estão alterando o foco das nossas questões de Segurança e Saúde no Trabalho, são faróis mirando de forma pontual o que os formadores de opinião querem que as pessoas interpretem da mesma forma que eles veem. É notório, a ausência de uma versão livre, holística, porque as ideias deles estão saindo fatiadas, numa direção perigosa, apostando que você vai ficar do lado deles. Digo isto, porque você precisa ficar é do teu lado, não deixando desfazer o que levamos anos para construir e alicerçar. 

Um exemplo disto, é que esta semana recebi algumas apresentações sobre FAP – Fator Acidentário de Prevenção (Desempenho da Empresa), NTEP – Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário, RAT – Riscos Ambiente de Trabalho (Desempenho da atividade econômica) e segregando a do Governo, que é bem abrangente e mostra um esforço considerável na proteção do trabalhador em busca de uma Gestão que mantenha indicadores relevantes, para que se encontre, por exemplo, os alvos possíveis, dentre eles a acidentabilidade, mas que também proporciona indicações para as principais contestações que podem ser feitas pela empresa. As outras apresentações focam uma legislação “exigente”; uma alta carga tributária relacionada à área trabalhista; uma preocupação com a produtividade dos trabalhadores; problemas; problemas e mais problemas com SST.

Figura1: FAP – Resultados 2015 

Fonte: Paulo César Andrade Almeida (Palestra: Gestão do MPS sobre: SAT e FAP)

Pela figura 1 o FAP nos dois últimos anos tem sido mantido o percentual das empresas com bônus e o Malus caiu em 2015 (resultado divulgado em 30/09/2014). O que precisa se descobrir é qual a origem desses números? Qual o esforço que está sendo feito e como as empresas estão aprendendo com o FAP. 

A pergunta que fica é, - mas será só isto? Eu respondo, é claro que não, vai muito, além disto, porque não se questiona se sua empresa: Tem um avaliador de riscos ocupacionais? Se tem uma gestão de SST planejada, implementada e mantida? Como estão sendo tratados os Acidentes de Trabalho e se eles podem voltar a ocorrer? Se existe uma Gestão de Riscos que identifique riscos emergentes? Se a DORT e os Transtornos Mentais em sua empresa estão sendo tratadas? Se a sua Informação/Comunicação sobre SST é percebida e contínua? Ou que os dados do FAP estão sendo usados como uma verdadeira consultoria de SST? Isto porque sinalizam: quem são os trabalhadores que se acidentam, seus locais de trabalho, ou que recebem benefícios acidentários, principalmente o B91.

Atender a Legislação Trabalhista não é favor, até porque ela foi construída de forma tripartite (Governo/Empregador/Empregados), se ela é “fora da realidade” como é comum se ouvir, que se faça uma revisão, mudando os interlocutores e que elas sejam mais técnicas, que políticas. É preciso ir além e mirar em outros requisitos, tais como, Normas da ABNT, da ISO, do IEC, etc, bem como divulgar seus indicadores de SST às partes interessadas. Afinal a transparência é um elemento fundamental de ser de uma organização responsável.

Voltando a música do título, eu “...sei o que devo defender e por valor eu tenho e temo o que agora se desfaz”, é preciso estar alerta e não ser confundido, mantenha a clareza das suas ideias, acredite nelas e depois faça a defesa da sua leitura sobre o contexto da SST, não deixe se desfazer . Fazendo uma analogia é como novela do horário nobre na TV , o que vai acontecer de noite, já está publicado nos jornais do dia, e aí sobre seu julgamento você vai assistir porque algo lhe chamou atenção e você não vai perder a cena, é assim mesmo “canto de sereia”, o melhor seria não ver isto, mas decida você. 

Mantenha-se focado ouça o que o Renato Russo diz: eu “Não me entrego sem lutar, tenho ainda coração, não aprendi a me render, que caia o inimigo então”. Vamos recomeçar e fazer uma nova SST, onde todas as diferenças de ideias possam ser tratadas, de forma a reunir pessoas, que tenham condição de alimentar o parecer sobre nossos princípios e valores.

Traduza este texto para sua realidade e faça comentários eu gostaria de recebê-los.

Abraços,

ARmando Campos



Referências: 

Seminário: FAP, RAT e NTEP, São Paulo, 2014